Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre a
proposta de trabalho do estúdio Tirititrán.

terça-feira, 29 de abril de 2008

29/04 - DiA InTeRnaCioNaL Da DaNçA

Una poesía puede ser pura danza.
(Eva Yerbabuena)

O Dia Internacional da Dança vem sendo celebrado no dia 29 de abril desde o ano de 1982. A comemoração foi introduzida no calendário pelo Conselho Internacional da Dança (CID), uma organização interna da UNESCO para todos tipos de dança. A data comemora o nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), o criador do balé moderno.

El baile es otra cosa.
Que bailen, que bailen y que sientan
(Concha Vargas)

Apesar de a Dança ser parte inerente à cultura humana ao longo de sua história, não é prioridade oficial no mundo. Entre os objetivos do Dia da Dança estão: despertar a atenção para a importância da dança entre o público geral e incentivar governos de todo o mundo no sentido de fornecer um local próprio para dança em todas as unidades de educação, do ensino infantil ao superior.

O prof. Alkis Raftis, então presidente do Conselho Internacional de Dança, disse em seu discurso em 2003 que em mais da metade dos 200 países no mundo, a dança não aparece em textos legais - não há fundos no orçamento do Estado alocados para o apoio a este tipo de arte e não existe educação da dança, tanto na rede privada como na rede pública.

O CID orienta para que os estabelecimentos do setor de educação entrem em contato com o Ministério da Educação com propostas para celebrar este dia em todas escolas pretendendo com isso despertar, em crianças e adultos, o interesse pela arte através da conscientização da importância da dança na vida de todo e qualquer ser humano.

La experiencia no cambia tu baile,
te cambia por dentro.
Y eso se tiene que notar desde fuera.
(Rafaela Carrasco)

Pescado e adaptado do Wikipedia.

Bailando...


Manuela Carrasco


Eva Yerbabuena


Concha Jareño


Cia. de Manuel Liñan, em Camara Negra


Cia. de Jose Porcel, apresentação em Madrid


Miguel Alonso


Nenhum comentário: