Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre a
proposta de trabalho do estúdio Tirititrán.

terça-feira, 8 de abril de 2008

SaNtO y SeÑa - Eva Yerbabuena no Brasil

Lo mejor de la noche es el silencio, porque en él se descubre, o que la luz no tiene la importancia que creemos, o que en la oscuridad la vida es más intensa. Por eso es conveniente muchas veces impedirle a los ojos la mirada, asumir ese reto de sentir, de otorgarle sabor a lo que olemos, tocamos o escuchamos sin saber de su aspecto, su forma o su color. Sólo así damos vida al centinela del reto, aquel que nos hace entender que a través del tiempo vive la creación, a través de la huella del momento sagrado y su transformación en una gran marea en cuya espuma sólo algunos poseen el privilegio de poder descubrir lo que hemos sido, somos o esperamos llegar a ser un día.


O trabalho da companhia de dança Eva Yerbabuena Ballet Flamenco é admirado por artistas do gabarito de Pina Bausch e Carolyn Carlson. Desde a criação de sua companhia Eva Yerbabuena empreende turnês nacionais e mundiais, apresentando-se nos principais palcos do mundo com sua dança flamenca de grande beleza. A projeção de seus trabalhos levou Eva Yerbabuena Ballet Flamenco a conquistar importantes prêmios, tanto na qualidade de bailaora como de coreógrafa. Em seu último trabalho, Santo y Seña, que estará em turné pelo Brasil nos meses de abril e maio, Eva Yerbabuena explora o silêncio da noite, onde se descobre que a luz não tem tanta importância, e que, na obscuridade, a vida é mais intensa.

Santo y Seña reúne as melhores coreografias das cinco montagens realizadas pela bailaora ao lado de um elenco robusto formado por vários bailarinos e músicos. O espetáculo autobiográfico de Eva, será atração em São Paulo (22 e 23 de abril, Teatro Municipal e 12 de maio, Via Funchal), Porto Alegre (29 e 30 de abril, Teatro Do Bourbon Country), Brasília (03 e 04 de maio, Teatro Nacional Claudio Santoro), Rio de Janeiro (05 e 06 de maio, Theatro Municipal), Salvador (08 de maio, Teatro Castro Alves) e Curitiba (10 de maio, Teatro Guaíra). Reconhecida com unanimidade pela crítica como a melhor bailarina flamenca dos últimos tempos, Eva apresenta uma dança de personalidade marcante e vigorosa buscando em cada coreografia uma extrema delicadeza e sentido comum, prendendo a atenção do espectador desde o começo da obra com o fator surpresa.

Referências de Vídeo:


De la Cava, Siguiriya


Espumas del Recuerdo, Mirabrás

Referências na Internet:

- Eva Yerbabuena - Site Oficial
- Via Funchal

Referências no acervo do Tirititrán:

- Vídeo: MATDVD14.

Nenhum comentário: